domingo, 17 de junho de 2012

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENAFIEL...


Esta foto não pertence à última reunião da Assembleia Municipal de Penafiel. Não tinha outra. Nesta foto, nota-se a presença da vereadora Paula Teles, quando na sessão de Sexta-feira, 15 de Junho, não esteve presente. Devia estar no seu laboratório de ideias a engendrar mais alguma malfeitoria para esta desprotegida terra.
Nesta foto vê-se bem Rodrigo Lopes, que na minha opinião foi quem deu mais nas vistas e nos ouvidos ao defender como de costume a "regeneração" urbana de Penafiel. Rodrigo Lopes tem mostrado ao longo dos tempos que não é um político penafidelense, é um deputado do PSD que defende a sua dama, a sua cor, as ideias e os actos de quem manda no seu partido. Penafiel para ele não conta. O que conta é o seu partido, ao contrário de José Peixoto. O ex-elemento do conjunto musical "Os Aftas" dos anos 60, nas suas intervenções sempre se pautou por uma conduta política muitos mais generosa para com Penafiel. Este senhor (para mim é um senhor), mostrou que é um político penafidelense, apesar de militar no PS. Para o "Zé Pistolas", Penafiel está primeiro. Sempre o demonstrou e na sexta feira assim o fez. Não atirou com areia aos olhos de ninguém, como Rodrigo Lopes faz com mestria, quando diz, repete, o que Paula Teles e Alberto Santos vêm dizendo: "Penafiel está mais bonita, Penafiel está mais atractiva, vai receber mais turistas" e um por aí fora, que a gente já conhece de cor e salteado. "Penafiel Quer" assim, seja feita a sua vontade.
Mas eu queria falar num crime (sem aspas) que foi cometido no auditório da Assembleia Municipal. Não dá para acreditar, mas foi verdade. Foi convocada e realizada na passada sexta-feira, uma sessão desta assembleia apenas com um ponto na sua ordem de trabalhos. Um ponto apenas, meus amigos. Um ponto que se tratava de uma nota informativa do Sr. Presidente da Câmara. Nota essa que faz parte de todas as sessões da assembleia municipal. É uma informação do que o executivo camarário faz no espaço de tempo que medeia entre uma sessão e a seguinte. 
Meus amigos, está aqui registado o melhor retrato de um executivo esbanjador. Gastou-se cerca de mil contos para zero de discussão. Mil contos para uma câmara que tem uma dívida de várias dezenas de milhões de euros, é residual, ou nem isso. Uma vergonha para a classe política desta terra, inclusive o PS, que devia ter juízo e não comparecer nesta não sessão. Se não fosse o período de antes da "Ordem do Dia" em que se falou como disse, um pouco da "regeneração" urbana, era uma sessão para alguns minutos. Os nossos políticos não têm vergonha de gastar mil contos, numa terra em que o desemprego, a miséria e a fome aumentaram exponencialmente nos últimos tempos. Mas isso não conta para Lobo Xavier ainda inebriado coma a recente e "justa"  condecoração de que foi alvo no passado dia 10 de Junho. O Sr. presidente da Assembleia Municipal foi o principal culpado deste crime. Não sendo ele um criminoso, porque não matou ninguém, mostrou aqui a sua falta de competência para ser o que é em Penafiel. O que os políticos de Penafiel gostam é de muitas inaugurações, descerramento de muitas placas, lançamentos de primeiras pedras. O que "Penafiel Quer" é muitas MagikLands, RAF Parks, Praias postiças,  quiosques que mais parecem  "gaiolas das malucas", coberturas extra terrestres, pontes que fazem gargalhar a mais acabrunhada das almas, passeios que fazem chorar as pedras da calçada, tudo num gosto sublimado. Se é isso que "Penafiel Quer", que seja feita a sua vontade.
Para terminar, queria parafrasear Jorge Nuno Pinto da Costa, quando instado sobre o que  gostava de ter no Porto que estava na capital: "Gostaria de ter o presidente e o vice-presidente da Câmara de Lisboa para fazer da Avenida dos Aliados a maior jóia do Porto."
Eu gostaria de um presidente de câmara que viesse para Penafiel e lhe devolvesse a alma que lhe foi sacada nos últimos dez, onze anos. Só isso...

1 comentário: